EDUCAÇÃO AMBIENTAL + ABERTA na região centro

A AREAC submeteu no dia 21 de Julho de 2017, uma candidatura ao Aviso “Apoiar uma Nova Cultura Ambiental - Incentivos ao Desenvolvimento de Programas, Projetos e Ações de Educação Ambiental” disponível pelo FUNDO AMBIENTAL até 31 de Julho de 2017.

O projeto “Educação Ambiental + Aberta na Região Centro” consiste essencialmente em criar consciência e discussão, junto da população, alunos em fase escolar, empresários e instituições particulares de solidariedade social, nas temáticas de “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, “Produção e Consumo Sustentáveis” e “Ação Climática”. Por outro lado, permitirá também, dotar a função pública das autarquias envolvidas no projeto, de formação na área de educação ambiental, por forma a darem continuidade às atividades após a conclusão do projeto.

Com este projeto, e dadas as 7 ações previstas no mesmo, vamos de encontro ao eixo temático 1, cujo os objetivos passam pela sensibilização às alterações climáticas, promoção da eficiência energética e incentivo à mobilidade sustentável.

AÇÃO N.º 1 – Debates quinzenais

AÇÃO N.º 2 – Spot’s Publicitários Radiofónicos

AÇÃO N.º 3 – Formação de Educação Ambiental para o setor ESTADO

AÇÃO N.º 4 – Quizz’s Online

AÇÃO N.º 5 – Flyers temáticos

AÇÃO N.º 6 - Seminários Temáticos: "Mobilidade Sustentável"; "Adaptação às alterações Climáticas" e "Eficiência Energética no Comércio".

AÇÃO N.º 7 – Concurso “Vilas Coloridas”

A candidatura tem um montante de 36.160,30 Euros para implementação do projeto, tendo a comparticipação de 70% por parte do Fundo Ambiental.

A mesma, num total de 120 candidaturas submetidas a nível nacional, foi aprovada estando atualmente a ser desenvolvida nos Municípios de Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho e Góis, até 30 de Novembro de 2017.

 

Elaboração de PAEE’S – PLANO DE AÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A AREAC produziu entre o final do ano passado e inicio do presente ano, os Planos de Ação para a Eficiência Energética dos Municípios de Tábua, Figueiró dos Vinhos, Mealhada, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Soure e Condeixa-a-Nova.
O objetivo é delinear metas de poupança energética, nos diversos setores da responsabilidade das autarquias, por forma a atingir as metas de 20-20-20 impostas pela União Europeia. 20% de redução de consumo de energia. 20% de implementação de energias renováveis. Ambas as ações até 2020.

 

Elaboração de candidaturas

A AREAC tem submetido diversas candidaturas, nomeadamente ao AVISO 21 – EFICIENCIA ENERGETICA EM EDIFICIOS PUBLICOS, no Fundo de Eficiência Energética, entre outras.
A equipa tem tido uma taxa de aprovação superior a 75%, face as candidaturas submetidas.
Contacte-nos.

 

GEO.IP

Em 2012/2013 a AREAC realizou o cadastro da rede de IP (iluminação pública) através do software da EDP Distribuição – GEO.ACT – nos municípios de Montemor-o-Velho, Penela, Miranda do Corvo, Vila Nova de Poiares, Figueiró dos Vinhos, Góis, Condeixa-a-Nova, Cantanhede e Lousã.

O objetivo foi criar uma ferramenta para os municípios, na área de gestão de eficiência energética na IP, com o intuito de tornar o sistema eficiente e reduzir o consumo e custo de energia elétrica, mantendo ou melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Em 2016, a AREAC está a atualizar o cadastro nos municípios de Montemor-o-Velho e Condeixa-a-Nova.

  areac@mail.telepac.pt           Tel/Fax: (+351) 239 542 939            Rua Dr. Rosa Falcão, n.º 133, 3220-216 MIRANDA DO CORVO                

Assine a nossa Newsletter

Nome:
Email: